O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita bem detalhada das instalações elétricas de uma construção. Ele é responsável por dimensionar e quantificar toda a instalação elétrica, determinando onde estarão todos os pontos de tomada e iluminação, determina o trajeto dos conduítes, faz a divisão dos circuitos e dimensiona todo o projeto, tudo isso levando em conta as necessidades de cada cliente e as normas vigentes.
Como todos os outros projetos, o projeto elétrico oferece algumas vantagens, como:
Maior segurança: pois reduz as chances de curtos circuitos e sobrecargas no sistema.
Redução de custos: todas as partes do circuito são pensadas exatamente de acordo com a necessidade de cada cliente e com as normas, logo só será comprado o que realmente vai ser utilizado.
Orçamento realista: é feito o dimensionamento das instalações, então são gerados quantitativos de todos os materiais que serão utilizados. É feita uma lista de materiais, assim o orçamento não sofrerá alterações no decorrer da execução.
Instalações dentro das normas: o projetista terá o cuidado em atender toda as normas vigentes.
O desenvolvimento de projetos elétricos pede a especificação de componentes com características técnicas bem definidas. A alteração de um único integrante do sistema é capaz de modificar os níveis das tensões e correntes em todo o circuito. Nesse contexto, contar com o BIM(Building Information Modeling, do português Modelagem da Informação da Construção) gera imensas vantagens, pois, além da modelagem tridimensional, ele apresenta as propriedades de cada material.